quarta-feira, 14 de julho de 2010

Sede da Remea

Localização da Sede da Remea - Próximo à Barragem do DNOS

A sede da Rede Municipal de Educação Ambiental localiza-se no Bairro Itararé, na Rua Armando Ceccin – Vila Pércio Reis, antiga sede da Escola Municipal de Ensino Infantil Montanha Russa. O prédio pertence à Igreja Anglicana e foi cedido para a Remea através de comodato entre a Igreja e a Prefeitura Municipal, firmado no dia 27 de janeiro de 2010.

A preocupação e contribuição da Igreja Anglicana para a discussão ambiental no município, portanto não encerram por aí. Também através de comodato, a Igreja juntamente com a Prefeitura e com a Fundação Mo’ã, vem viabilizando a efetivação de uma Reserva Particular de Patrimônio Natural – área de 3,7 hectares - que deverá tratar de questões de preservação ambiental e conservação da diversidade biológica.

Ainda no ano de 2009, integrantes do GAIA (Grupo de Análise e Investigação Ambiental da UFSM) e da Fundação Mo’ã fizeram um mutirão de limpeza, com intuito de esclarecer a necessidade e a importância da sede para a Remea.

Ocupação da Sede - GAIA e Fundação Mo'ã (Daniel, Eliane, Eleonora, Jaciele,
Adriano e Heiner)

Mão na massa...

Porém, até o momento, pouco se pode usufruir da sede, afinal, questões básicas como a falta de energia elétrica, continuam pendentes. A sede já conta com algumas classes e cadeiras e também com um computador. Segundo informações da Secretaria de Município de Educação, haverá também uma professora cedida para a Remea, que será responsável por manter a sede aberta ao público.

Enquanto isso não acontece, os encontros da Remea dependem da boa vontade das direções das escolas e da comunidade para cederem seus espaços!

2 comentários:

  1. Diante do exposto nos últimos dois parágrafos, gostaria de lembrar que os problemas existem, e que o contexto de demandas que o Município busca atender é grandioso e que são necessidades de longa data, não que a Educação Ambiental não seja prioridade, porque é. No entanto, esforços para viabilizar as reuniões têm sido feitos por esta Secretaria de Educação, e todas elas têm acontecido. A boa vontade das Escolas e da Associação São Paulo Apóstolo que sede seus espaços para reuniões da REDE MUNICIPAL DE EDUCADORES AMBIENTAIS se dá graças as boas relações entre SMEd e estas. Construir ações em prol da melhoria de qualidade de vida, por vezes não são imediatas, exigem perseverança, ideal, união de esforços e reconhecimento dos passos conquistados. Buscar a solução dos problemas "sempre", mas valorizar os aspectos positivos da caminhada nos ajuda a vislumbrar um futuro melhor para todos.
    Por Véra Simon, Coordenadora Pedagógica da SMEd, representante da SMEd na REMEA.

    ResponderExcluir